Segundo a notícia que ouvi na SIC, 11 milhões de Euros é o valor que a PT, pagou aos seus 12 administradores em ordenados e prémios.
Segundo a mesma noticia a REN (outra empresa pública) pagava prémios no fim de cada ano, aos seus 5 gestores, de 12 ordenados (ordenados que variavam entre os 160 mil euros e 360mil euros).
Agora imagine que você e a sua esposa formam o casal típico português, na casa dos 40,45 anos, que trabalham há mais de 20. Um emprego normalíssimo (9 to 5).
Estão, naturalmente, a cumprir as obrigações do pagamento da casita, que já falta pouco, (opção por uma prestação mais alta para ser mais rápido).
Os filhos, a estudar fora na Universidade, (são sacrifícios, mas que se fazem com amor), são o orgulho. Bons alunos, cursos com saída, enfim boas perspectivas de um futuro melhor .
O carro este continua o ser o velhito Toyota Corola já com 15 anos, mas atenção impecável!. Comprado de 2ª mão, com dois anos, mas de garagem, pertença de uma velhota que praticamente não andava com ele. Pois é! É que com tanta coisa a vida não deu para mais !!!.
As poucas poupanças de vinte anos de sacrifício, aplicadas para a reforma, num banco como o
BPN, com a promessa (
dos gestores) de que é um bom investimento.
A vida corre
calma e serena.
E depois vem o Sócrates, a crise Internacional, e… toda esta m***** que se houve nas noticias, dia a dia.
E:
- Perde-se o emprego porque a empresa mudou de CA e este, pensa que a empresa, (
pública), produz o mesmo se reduzir 200 trabalhadores e se congelar o aumento de ordenados (seguindo as instruções do Ministro das Finanças).
Melhor ainda porque deste modo poupa uns milhares. E como poupou milhares, a empresa apresenta melhores resultados e logicamente o
CA recebe
bons prémios no final do ano. (topas
;) )
- Piorando a situação a esposa trabalha na REN e também foi despedida.
Ambos no fundo desemprego.
- Imagine ainda que sai a noticia que a sua única fonte de rendimento (o subsídio de desemprego) vai ser reduzido em 6 meses).
- O BPN onde estavam a suas economias ( e um conselheiro de estado), dão bronca. Está em vias de perder tudo.
Fica a divida à CGD da casa por pagar. O empréstimo para a educação do filhos, por pagar; o telefone??? (
PT), a água???,(
Águas de Portugal); e o gás??? (
Petrogal) a luz (
EDP)???
E o futuro começa a ficar negro.
E quando está a pensar onde falhou (como pai e como homem) ouve, sentadinho no seu sofá, a noticia que a PT, a REN e tantas outras empresas públicas pagam aos seus administradores…….
Da-seeeeeeeee