“No que diz respeito à TAP e à ANA, serão definidos de forma articulada os respectivos modelos de privatização, ponderando, no caso da ANA, a transferência dos aeroportos da Madeira e dos Açores para a respectiva tutela.”
Este Paragrafo inscrito no programa do XIX Governo Constitucional de Portugal entregue ontem à Srª. Presidente da Assembleia da República preocupa-me.
Preocupa-me porque se estes 4 aeroportos, todos eles deficitários, passarem para a tutela do Governo Regional, sem ser acompanhado de contrapartidas financeiras no Orçamento da Região (Lei das Finanças Regionais) vai ser o caos.
E Carlos César já alertou. Só um, dos 4 aeroportos, dá 6 milhões de € de prejuízo.
O conceito “serviço público” vai desaparecer para dar lugar ao “peso económico”, ao lucro ou pelo menos à redução da despesa.
Vai ser o fim dos Aeroportos pequenos.
Evidentemente, a Empresa Regional SATA Aeródromos, ficará a gerir um ou dois aeroportos (PDL e TER), e 7 Aeródromos a funcionar “9 to 5” ou na melhor das hipoteses alguns poderão ir até "8 to 8 ".
Se dúvidas ainda existissem de que o Aeroporto de Santa Maria se encontra em rota de colisão com o “fim”, penso que agora a imagem está cada vez mais nítida.
ASAS do Atlântico
Há 2 semanas