quinta-feira, 5 de novembro de 2009

II BIENAL DE TURISMO SUBAQUÁTICO

Graciosa 2009

Tive o privilégio de poder assistir à II Bienal de Turismo Subaquático.

Promovida pela AGROPROME (Associação Graciosense de Promoção de Eventos) este evento foi um dos melhores e mais importantes e certames que (durante estes longos anos a que estou ligado ao mergulho) pude assistir.

Neste fim-de-semana a “Nata” do mergulho em Portugal encontrou-se na Graciosa.

Fotógrafos, Operadores marítimo-turisticas, Agentes de Viagens, representantes de FPAS e da PADI, convidados estrangeiros, Biólogos, Geólogos, representantes do G.R. nas áreas do turismo e ambiente, Médicos (medicina e camaras hiperbárica), enfim todos aqueles que podem e devem participar para transformar o mergulho numa grande e interessante área de negocio.

Os bons exemplos das reservas marinhas transformadas em pontos de turismo subaquático, trazidos pelos espanhóis Dr. Alex Lorente (ilhas de Medas) e Dr. Javier Morales (ilha de El Hierro), foram factores animadores e devem ser modelos a copiar por nós Açorianos para impulsionar esta actividade.

Também foi bom verificar que finalmente o G.R. começa a despertar para este enorme potencial do ecoturismo que é o mergulho.

Foi unanimemente reconhecido que os Açores são um “diamante em bruto”. A qualidade do fundos associada a uma biodiversidade grande são uma mais valia. Mas também foi reconhecido por todos que é urgente preservar e até em algumas ilhas, melhorar.
Para isso é indispensável a criação de reservas marinhas e dos chamados Pontos Azuis (locais pequenos reservados ao mergulho).
Desta minha deslocação, verifiquei que a Graciosa, que nenhuma tradição tinha no mergulho, hoje é quase um destino obrigatório na rota dos Açores. E tudo isso se deve a uma oportunidade declinada por Santa Maria. Refiro-me à Organização do FOTOSUB de 2004.

São oportunidades perdidas e que dificilmente voltam.

Agora só nos resta provar que também estamos prontos e que queremos entrar neste barco. Só que para isso é preciso GRITAR BEM ALTO, (para que nos consigam ouvir) que estamos cá, que estamos vivos e que também temos qualidade.
Como??? (fica a resposta a amadurecer)

Consultem o Link : http://bienal-turismosubaquatico.org/