sábado, 29 de janeiro de 2011

Os Atuns de Janeiro



O ano ainda mal começou e o mar já anda agitado.

Não me lembro de em Janeiro haver tanta fartura de peixe desta qualidade.

É verdade, os Voadores (espécie de Atum) já estão aí.

Pescadores (profissionais e amadores) estão a esfregar as mãos de contentes.
Para uns é a cereja em cima do bolo. Depois de um ano excelente, em que se bateram todos os recordes de capturas, 2011 já está a facturar. Para outros é o realizar de um sonho. Atuns é sempre aquele peixe que dá um enorme prazer em capturar, pela enorme luta "nobre" que trava com o pescador.

Realmente, os pescadores mais antigos diziam que estes peixes passavam por aqui em Fevereiro / Março . Mas em Janeiro não é normal.

Por isso é enorme a azafama no cais.

Eu já fui apanhar os meus peixitos; num dia de mar espectacular.

Foi giríssimo. Mais de 16 Barcos de pesca profissional ( 3 de S.Miguel), 4 de amadores, numa área de menos de meia milha quadrada, todos a apanharem peixe e por incrível que pareça sem haver uma única discussão.

Foi fantástico, os barcos estavam tão próximos uns dos outros, que ao olharmos em redor, estava sempre alguém a apanhar um peixe. E o impressionante, é que se via nos rostos salgados pelo mar, o sorriso de satisfação e alegria. Estavam todos de espírito aberto e permissivo, tipo: " quando Nosso Senhor dá, é para todos".! Meu Deus o que faz a fartura!.

Lá diz o ditado, só há discussão em casa que não há pão.