quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Por falar em semáforos

Foi com alguma admiração que, há poucos dias, avistei pela primeira vez os digníssimos semáforos da Flor da Rosa Baixa. Fiquei regozijado com tamanho choque tecnológico.

É mesmo o progresso a chegar à minha ilha.

Foi tanta a alegria, que depois de recolher os meus filhos na escola (ciclo) onde me atrasei porque tinha havido um acidente com um dos muitos Ary Vatana’s (aceleras) que por aí andam, que fui para casa pelo Paul, só para eles verem ditos Semáforos.

Realmente fiquei “menente”! E maior foi ainda a surpresa quando soube o preço. Doze mil euros! (12.000€)?!heim!!!
Isso deixa-me reconfortado porque verifico que a secretaria de Contente está muito bem financeiramente.

Porquê?

Porque suponho, lógicamente, que aqueles semáforos ali, são uma questão educacional.

Explico já o meu raciocínio.

Aquela é a rua com mais movimento na ilha. Certo?
Então é ali que mais condutores podem ser sensibilizados para a existência de sinais luminosos em Santa Maria. Certo?!

Depois dessa atitude pedagógica, imagino eu, que irão então colocar os equipamentos em locais verdadeiramente importantes, como as Escolas, o Ginjal, as Zonas balneares, para só referir alguns.
Aliás, na Escola EBS de Vila do Porto até já retiram as tão mal faladas lombas (que tanta tinta fez correr em blog’s e afins) que, só poder ser, para substituí-las por semáforos.
Faz sentido e já não é necessário fazer a passadeiras elevadas.

O que não faz sentido é retirar aquilo, que mesmo provocando controvérsia, era sempre um factor de segurança numa zona onde diariamente se movimentam centenas de crianças.
Sei que causava algum desconforto aos automobilistas mas…

Resta então a pergunta …
No próximo atropelamento na zona a quem devemos nós (pais) pedir responsabilidades?